domingo, 18 de maio de 2008

Uma empresária na pista de dança




Ao ler uma reportagem sobre empreendedorismo, com o mesmo título desta postagem, na revista HSM Manegemant, fui levada a associar com conhecimentos prévios adquiridos após assitir um filme ´´A arte de gerenciar pessoas na pequena empresa`` quando o autor Mário Donádio descreve qual é o perfil de um empreendedor.


Para Donádio, as pessoas empreendedoras, estas são o sonho de consumo de qualquer gerente, possuem suas aspirações pessoais complexas e são experientes, saber gerenciá-las é não fazer tanta pressão, pois geralmente sua energia é própria e não necessita de estímulos, seus maiores desafios são desenvolver a parceria com participação na execução das tarefas, são pessoas movidas pelo desafio, cabe ao gerente designa-las uma maior autonomia e fazer-lhe bons pagamentos.


O exemplo citado na revista é o da cantora Madonna, que foge do perfil traçado para empreendedor, geralmente pessoas jovens e enérgicas que desenvolvem idéias em algum negócio de sucesso. A pergunta vem , como Madonna atingiu tanto sucesso? A primeira resposta vem da sua estratégica, ela tem visão, conhece seus clientes, o mercado, tem competência e trabalha continuamente na sua própria auto renovação, isto pode ser relácionado também ao mundo dos negócios.


Madonna é uma visionária, pode ser considerada a maior artista do sexo feminino do planeta. Entre 1983 e 2005, fez 10 albuns em estúdio, multiplas turnês mundiais, aproximadamente uma dúzia de papéis em filmes, isto deu a ela uma imagem de dinamica em qualquer campo individual de entreterimento. Ela sempre demonstrou concentração na busca de seus objetios durante a sua carreira, sua aspiração vem do colegial, onde a excelente aluna, boa em esportes, dança e teatro continuou mantendo seu interesse pela dança e resolveu investir em pequenos períodos nas faculdades de Michigan e Carolina do Norte. Da mesma maneira que Madonna desenvolveu plano para a sua carreira, as empresas precisam desenvolver seus objetivos de longo e curto prazo, pois só assim alcançam o sucesso, pois é necessária uma visão de onde querem ir e como chegar.


Conhecer seu cliente e o mercado é fundamental, Madonna é reconhecida pelas suas performances, que intrigam o público e os chocam, isto a garante uma maior popularidade, é a sua marca e a auxilia em seu trabalho habilidoso de autodivulgação e canalizar tendências crescentes, sejam do âmbito político ou musical.


Outro fator importante é conhecer seus pontos fortes e fracos, seja crítico com você e sua Empresa, Madonna tem a habilidade de juntar pessoas, seja para trabalhar com ela ou para admirá-la em seus shows.


A auto- renovação contínua de Madonna é expressiva, seja de estilo ou som, a cantora pop atinge desde seus primeiros fãs, até seus filhos atualmente. Uma mudança pode ser mínima, porém expressiva em uma empresa, é importante você observar seus passos, pois sua carreira pode ´´descarrilhar´´ se nãoestiver atento as mudanças e ser capaz de renovar, enfrentar as dificuldades do mercado e buscar novas soluções.


Depois de duas décadas e meia no topo de sua profissão, está mais que claro que Madonna é um grnade exemplo de empreendedorismo, não há sinais de seu declínio, portanto por favor, estudantes, professores, gestores, tomem nota deste exemplo.






1 comentários:

Bráulio Humberto disse...

Com certeza é um ótimo exemplo Marina!!
" I don't wanna hear, I don't wanna know, please don't say you're sorry..."
hehe
Abraço a todos do grupo.