quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Uma nova visão de Frederick Taylor

"Frederick Taylor, o pai da "Administração Científica", era um homem totalmente preocupado com a idéia de controle. Era possuidor de um caráter obssessivo e compulsivo, movido por insaciável necessidade de domar e dominar os aspectos da sua vida. As suas atividades em casa, no jardim, no campo de golfe, assim como no trabalho, eram regidas por programas e horários planejados em detalhe e seguidos à risca. [...] .
Esses traços já eram evidentes na personalidade de Tyalor desde a infância.Pertencendo a uma família de posses que cultivava fortes valores puritanos(enfatizando o trabalho, a disciplina, e a capacidade de manter com dignidade o controle das emoções), Taylor rapidamente aprendeu como se autodisciplinar.[...]Quando adolescente, antes de ir a um baile, certificava-se de elaborar listas com os nomes de moças mais ou menos atraentes que poderiam estar presentes, a fim de que pudesse gastar igual parcela de tempo com cada uma delas.
[....]
A vida de Taylor fornece uma ilustração esplêndida de como preocupações e inquietações insconcientes podem ter efeitos na organização. É evidente que toda a sua teoria da Administração Científica foi um produto de lutas interiores de uma personalidade perturbada e neurótica. Os seus esforços para controlar e organizar o mundo seja em jogos infantis, seja dentro dos sistemas de administração científica é, na realidade, uma tentativa de controlar e organizar-se a si próprio.
A partir de uma perspectiva freudiana, o caso de Tyalor representa uma ilustração clássica do tipo de personalidade anal-compulsiva. Conforme é sabido, a teoria de Freud sobre a personalidade enfariza que os traços da vida adulta emergem das experiências infantis, em particular, da maneira pela qual a criança consegue conciliar as exigências da sua sexualidade e as forças externas de controle e restrição. A visão de Freud sobre a sexualidade é bastante ampla, envolvendo todos os tipos de desejos e gratificações libidinais,sejam orais,anais,fálicas, ou genitais.[...]"


Fonte: GARETH,Morgan. Imagens da Organização.São Paulo,Editora Atlas,1996

0 comentários: