segunda-feira, 7 de abril de 2008

Administração Clássica e Neoclássica

Os primeiros trabalhos no campo da Administração surgiram no início do século XX. Nesse início, podemos destacar dois grandes nomes: o norte-americano Frederick Winslow Taylor e o europeu Henry Fayol.
Taylor e Fayol partem de pontos de vista diferentes, mas seus trabalhos formam a base do que hoje chamamos de Escola Clássica.
Podemos atribuir a Taylor a chamada Escola de Administração Científica, cuja preocupação básica é o aumento da produtividade da empresa, por meio da eficiência máxima dos operários. Taylor enfatizava a divisão do trabalho e a análise das tarefas de cada cargo. Ficou especialmente famoso pelo "estudo dos tempos e movimentos", na sua obcessivo procura pela "única melhor maneira" de se fazer determinado trabalho.
Fayol, por sua vez, foi o responsável pela Teoria Clássica, fuja preocupação era aumentar a eficiência da empresa por meio da organização dos seus departamentos e funções.
Fayol deu ênfase à estrutura organizacional, enquanto Taylor se preocupou com o nível operacional.

1 comentários:

Mariana disse...

O Texto postado é o resumo do que foi visto nas aulas de TGA. É válida a sua presença neste blog, pois estatá em linhas gerais definindo a adminsitração e expicando o que será relatado aqui, que funcionará como um diário de bordo.

Discordando da teoria de Taylos, sobre sua procura "única melhor maneira" de se fazer determinado trabalho, acredito que existem melhores caminhos e maneiras para estes serem feitos.

Agradeço a Marcela pelo post.

Beijos para todos!