- Industrialização a partir de dois estágios básicos: o desenvolvimento de uma infra-estrutura industrial e a criação do setor de bens de capital.
- Escola da Teoria da Administração ou Escola dos Princípios Universais da Administração.
- Principal teórico Henri Fayol, industrial francês. Identificou as cinco funções básicas da administração: planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Descreveu como a administração deveria ser realizada em catorze princípios.
Princípios de Fayol
Divisão do trabalho: refere-se à especialização das tarefas e ao controle da quantidade de objetos sob cada trabalhador ou gerente para melhorar a eficiência e eficácia.
- Autoridade e responsabilidade: confere à pessoa com autoridade o direito de dar ordens, e o poder para obter obediência. A responsabilidade emerge diretamente da autoridade.
- Unicidade de comando: ninguém deve ter mais de um chefe.
- Remuneração: o pagamento deve ser justo e satisfatório para o empregador e para o empregado.
- Espírito de equipe: o moral e um sentimento positivo em relação à organização são intensificados pela comunicação face a face e pela coesão do time.
2 comentários:
A diferença entre Fayol e Taylor na Adminsitração classica não são tão grandes embora existam. Fayol estuda muito mias as tarefas e tem o controle da qualidade, enquanto Taylor realmente preocupava-se com o almento da produção e de tecnicas que favorececem a elas, seriam o estudo de tempos e movimentos.
Gostei do post, acredito qu nosso blog será fonte de pesquisas ein!
Concordo com a Mariana quanto às poucas, mas existentes, diferenças entre os princípios de Taylor de de Fayol. mas gostaria de relatar que tenho uma visão um pouco parecida com a de Fayol pois, mesmo interessando-me pelo processo de produção de uma fábrica, acho muito importante a divisão de tarefas entre os funcionários para que dessa forma haja um melhor controle tanto da qualidade do produto final quanto do rendimento de cada etapa da linha d eprodução.
Postar um comentário